O eu e o outro: partícipes da interação nas práticas de escritura/reescritura, em aulas de língua portuguesa

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O eu e o outro: partícipes da interação nas práticas de escritura/reescritura, em aulas de língua portuguesa

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Title: O eu e o outro: partícipes da interação nas práticas de escritura/reescritura, em aulas de língua portuguesa
Author: Conteratto, Adriamar Bez Batti
Abstract: Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2004, em uma 8ª série da Escola de Educação Básica "Verônica Senem", oeste catarinense e tem por objetivo compreender/investigar como a perspectiva interacionista da linguagem auxilia na produção de textos escritos em sala de aula. Aborda o encaminhamento dado às práticas de escritura/reescritura de textos, nas quais, especialmente, os aspectos discursivos, pragmáticos e semânticos são considerados. O referencial teórico de apoio para as discussões dá-se na perspectiva sociointeracionista da linguagem, sendo Vygotsky e Bakhtin seus maiores representantes. Buscam-se, também, na mesma perspectiva, outros autores para fundamentar a prática. Tendo a investigação e a análise do processo de escritura e reescritura de textos como foco, a abordagem metodológica caracteriza-se por uma pesquisa aplicada com acompanhamento qualitativo em que se propõe um encaminhamento metodológico participativo - pesquisa-ação -, pautada pelo princípio da participação dos sujeitos envolvidos na identificação de problemas e na busca de soluções que resultem em uma melhoria na qualidade das escrituras dos sujeitos participantes, a partir da prática de reescritura de textos. O desenvolvimento da pesquisa permite instaurar o processo interlocutivo entre o professor, o aluno e o texto, a partir de um trabalho de reescritura, baseado na correção textual-interativa, o que reforça a idéia de que o trabalho do professor é fundamental para que o jogo discursivo se instale em sala de aula. O processo de intervenção - baseado na proposta de reescritura textual - evidencia que privilegiar os aspectos discursivos do texto auxilia na melhora qualitativa da escritura dos alunos que, constituindo-se como sujeitos, assumem os seus projetos de dizer e ampliam o seu universo lingüístico. Dessa forma, a pesquisa evidencia as práticas de escritura e reescritura de textos em um processo interativo na sala de aula.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102709
Date: 2005


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