Cultura surda, educação e novas tecnologias em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Cultura surda, educação e novas tecnologias em Santa Catarina

Show full item record

Title: Cultura surda, educação e novas tecnologias em Santa Catarina
Author: Martins, Emerson
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo analisar as potencialidades e os limites das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no processo de inclusão do surdo, levando em consideração as relações sociais incentivadas ou tolhidas a partir dos seus usos. Partindo da crítica à crença de que a surdez é uma incapacidade e que deriva de um déficit; defende-se que os surdos apenas partilham uma cultura diferente. Assim, em termos teóricos, discute-se a formação e as especificidades da cultura surda, considerando-se questões como identidade surda, linguagem, normalização, bilingüismo e os usos da tecnologia educacional como forma de inclusão do surdo na cultura dominante. Em termos analíticos, buscou-se indicar os avanços e os limites de duas experiências na área de educação de surdos no Estado de Santa Catarina e as experiências de apropriação pedagógica das NTIC, mostrando que tais processos não são tecnologicamente determinados, mas resultam da ação negociada de uma rede de atores Por fim, analisou-se a relação cotidiana dos surdos participantes dessa rede com as NTIC.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102705
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
259773.pdf 1.190Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar