A contribuição da educação ambiental para a formação de pedagogos

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição da educação ambiental para a formação de pedagogos

Show full item record

Title: A contribuição da educação ambiental para a formação de pedagogos
Author: Hermoso, Mario
Abstract: A crise ambiental que o mundo vem assistindo nas últimas décadas tem levado o homem a refletir sobre a sua relação com o meio ambiente, e nessa reflexão insere-se a Educação Ambiental como meio de integrar ensino e a temática ambiental como forma da não fragmentação do conhecimento, o que deve se dar a partir de uma educação de qualidade, onde a questão ambiental não só deve estar presente adequadamente nas disciplinas curriculares e, na sua integração, mas também no próprio cotidiano escolar. Nesse contexto, esta pesquisa busca investigar a contribuição da Educação Ambiental no desenvolvimento da percepção dos estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Para tanto, procurou-se em um primeiro momento aplicar um questionário para verificar a percepção ambiental dos estudantes, e a partir dos resultados obtidos ministrou-se uma palestra sobre a temática ambiental. Em um segundo momento, aplicou-se o mesmo questionário para verificar as alterações na percepção ambiental dos estudantes. Dos resultados obtidos, constatou-se que a Educação Ambiental não é privilegiada na grade curricular do Curso de Pedagogia da FAG, pois a percepção dos estudantes sobre as questões ambientais, parte do senso comum. Mostrou também a possibilidade de mobilizar o pensamento dos estudantes, através do desenvolvimento de conteúdos articulados com a Educação Ambiental, a qual ativa as diferentes percepções oriundas do processo formativo. Assim, com base na análise e interpretação, pode-se afirmar que a Educação Ambiental pode contribuir efetivamente para ampliar a percepção dos futuros Pedagogos da FAG. Mas, para isso, não basta relacionar esta a certas técnicas e informações que permitam ao futuro professor ser um "agente sensibilizador" sobre a questão ambiental. É preciso que o professor esteja preparado para que, a começar do ponto de vista de sua área de conhecimento, saiba aprofundar a análise e elevar a discussão do tema ambiental em sua prática pedagógica.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102613
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
225198.pdf 587.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar