Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB

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Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB

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Title: Proposta de grade curricular para os cursos de graduação em administração: o caso da FAEB
Author: Cruz, Lafayette
Abstract: Nesta tese tem por objetivo geral apresentar as etapas que devem ser levadas em conta na análise e implantação da Proposta de grade curricular para o curso de graduação estar em constante interação com o processo de transformação porque passam as organizações. A pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e avaliativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Os dados e informações coletados são tratados de modo qualitativo. Assuntos como ambiente externo (direto e indireto) das organizações, currículo e teoria curricular e a evolução do ensino de administração no Brasil são discutidos, visando à formulação da proposta de grade curricular para análise e implantação para o curso de graduação em administração. A proposta apresenta seis etapas, ou seja: Etapa1: sensibilização : a necessidade da mudança; Etapa 2: resgate do curso ; Etapa 3: realidade atual do curso; Etapa 4: a questão do currículo; -; Etapa 5: checagem do currículo proposto em relação aos ambientes interno e externo e Etapa 6: implantação. Para cada uma das etapas apresentadas são formulados questionamentos a partir dos fundamentos discutidos em cada uma delas. De posse destes questionamentos e por meio dos fundamentos que caracterizam as etapas levadas em conta, os coordenadores dos cursos de graduação em administração terão condições de verificarem como que se encontra o curso, visando à implantação da Proposta de Grade Curricular para alinhar as atividades realizadas tanto do ambiente interno quanto do externo do curso. Conforme ANSSOF,(1991), ressalta-se, a importância da utilização da abordagem qualitativa, pelo fato dela possibilitar a construção e a reconstrução da proposta de modo contínuo. Também, a negociação, a flexibilidade e a construção coletiva devem ser respeitadas para atender as particularidades de cada curso como da região. A proposta em pauta serve apenas como referencial e não como um produto acabado para ser aplicado a quaisquer cursos de graduação.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102602
Date: 2005


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