Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino

DSpace Repository

A- A A+

Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino

Show full item record

Title: Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino
Author: Santos, Karin Cristina dos
Abstract: Este trabalho propõe a estruturação de um modelo configuracional de localização de estabelecimentos de ensino visando a sua implementação futura em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para compor um Sistema Espacial de Suporte à Decisão (SDSS). Parte-se do princípio que a localização de escolas na estrutura urbana é influenciada por três fatores: demanda pelo serviço, capacidade de atendimento da rede escolar e elementos e fenômenos urbanos que ocorrem nos espaços públicos das cidades. O modelo proposto coloca a necessidade da utilização de uma metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA) para determinar quais elementos e fenômenos urbanos serão incorporados por ele e qual a forma de avaliá-los tomando por base os interesses e necessidades de pessoas que de alguma maneira estão envolvidas com a questão locacional para cada aplicação. Com base nas relações espaciais que se estabelecem entre a demanda, os estabelecimentos de ensino existentes e os espaços públicos, o modelo busca identificar os espaços que apresentam o maior potencial para abrigar uma nova unidade escolar. O potencial é determinado em relação a um raio de abrangência e será tanto maior quanto maior for a concentração de demanda nos espaços pertencentes a esse raio e quanto menor for a quantidade de elementos e fenômenos urbanos contidos nele que possuem uma relação desarmônica com os estabelecimentos de ensino.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102581
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
223913.pdf 2.390Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar