O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental

Show full item record

Title: O papel do bibliotecário e do pedagogo como mediadores da informação e da aprendizagem no ensino fundamental
Author: Garcez, Eliane Maria Stuart
Abstract: Pesquisa que discute a inclusão dos alunos do ensino fundamental na sociedade do conhecimento e o poder da informação na sociedade contemporânea. Tem como objetivo integrar ações de aprendizagem para capacitar o aluno a formular e solucionar problemas, evidenciando a importância de um trabalho integrado entre os educadores (bibliotecários e pedagogos), por meio da mediação adequada dos alunos, para uma tomada de consciência, conscientização e reflexão crítica a respeito das informações veiculadas, pois é uma exigência a aquisição e atualização de conhecimentos de forma autônoma, para acompanhar o mercado atual cada vez mais competitivo. A metodologia utilizada para a proposta de tese compõe-se de pesquisa bibliográfica e de campo, buscando relacionar o que já se sabe teoricamente, às falas de pedagogos e bibliotecários que atuam em escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Como resultado constatou-se que bibliotecários e pedagogos não estão preparados para propiciar a inclusão dos alunos na sociedade do conhecimento. Assim, se pretende contribuir com uma proposta de ação, no sentido de que bibliotecário (no papel de mediador da informação) e pedagogo (mediador da aprendizagem) trabalhem de forma integrada, para suscitar nos alunos habilidades investigativas e competências interpretativas e de raciocínio, visando capacitá-los a formular e resolver problemas.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102536
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
212898.pdf 1.119Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar