Abstract:
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Computação ubíqua, ou pervasive computing, introduz o uso de dispositivos móveis e/ou embutidos em objetos e ambientes, com capacidade de comunicação e computação, interagindo diretamente com o homem. Modelar e simular cenários baseados nessa filosofia implica em sobrepor uma série de desafios, a maioria associada à complexidade e heterogeneidade dos elementos presentes em tais cenários. Este trabalho especifica e discute os requisitos, as características e algumas funções essenciais para modelagem e simulação de ambientes de computação ubíqua, auxiliado por uma linguagem de especificação formal, Object-Z. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo minucioso dos elementos, características, desafios, projetos e tecnologias associadas à computação ubíqua. Paralelamente, um estudo sobre os conceitos essenciais de modelagem e projetos relacionados à simulação foram pesquisados e analisados. Baseada nessas pesquisas e análises, a especificação foi desenvolvida e avaliada sob três distintos cenários exemplos de computação ubíqua. Como conseqüência, verifica-se que o modelo provê estruturas para representar, analisar e discutir os aspectos para modelagem e simulação em diversos cenários de computação ubíqua. Através da representação e discussão desses aspectos, é possível não apenas modelar cenários, mas investigar em profundidade, desde as questões básicas até as mais complexas, os desafios, soluções, características e comportamentos nos ambientes. |