Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
Show full item record
Title:
|
Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais |
Author:
|
Pavanati, Iandra
|
Abstract:
|
Estudo das práticas de cinco professores de História que atuam na educação básica na região da Grande Florianópolis. Foram selecionados sujeitos cujas práticas docentes eram, em alguma medida, do conhecimento da pesquisadora, que estivessem exercendo a profissão por mais de cinco anos e, principalmente, que utilizassem recursos audiovisuais em suas didáticas. As fontes empíricas desta pesquisa foram os depoimentos dos professores e, paralelamente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a profissão de professor e sobre a utilização didática de audiovisuais. O estudo partiu da hipótese de que as experiências vividas pelos professores influenciam o modo como os mesmos desenvolverão as suas aulas. Tomando o conceito de experiência em Thompson (1981), Scott (1999) e Bondía (2002) foi possível analisar os depoimentos e visualizar, nas narrativas dos professores, como se foram construindo as suas didáticas de utilização de recursos audiovisuais enquanto expressões de vivências e construções pessoais a influenciar e tornar significativa a sua prática docente. Foi possível perceber ainda, nas lembranças dos depoentes, que estas são descritas a partir de escolhas por eles realizadas com base em marcas de memória, as quais expressam momentos ou situações importantes em suas vidas. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102493
|
Date:
|
2005 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar