Abstract:
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Esta pesquisa procura desenvolver atividades em sala de aula, no ensino superior, na perspectiva pedagógico-discursiva, com o objetivo de trabalhar uma proposta para o ensino-aprendizagem da produção textual escrita do gênero artigo de opinião, utilizando o procedimento seqüência didática. Como fundamentação teórica, baseamo-nos nos estudos de Bakhtin (1952-53/2003), para caracterizar o gênero discursivo; em Vivaldi (1979/1998), Beltrão (1980), Melo (1985/1994) e em Rodrigues (2001 a), para caracterizar o gênero artigo de opinião; além de estudos de Geraldi (1997 b) e de Dolz e Schneuwly (1996/2004), para o ensino. A metodologia pauta-se na pesquisa-ação, apresentada por Thiollent (2004), e tem como base pedagógica a seqüência didática, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2001/2004). Participam da pesquisa 39 acadêmicos do 2o. período de Engenharia Florestal da Unoesc Xanxerê. Observando a seqüência didática apresentada por estes autores, os acadêmicos, na disciplina de Produção de Textos, leram jornais impressos, localizaram artigos de opinião nos jornais lidos, identificaram as características do gênero, realizaram uma primeira produção (analisada lingüisticamente), trabalharam suas dificuldades através dos módulos apresentados pela seqüência didática e, então, reescreveram os textos, chegando à produção final. A seqüência didática culminou em uma publicação, contendo os artigos de opinião produzidos em situação escolar. Apresentamos os resultados da pesquisa, analisando nove textos produzidos por três acadêmicos, durante as etapas de produção inicial, reescrita e produção final. Os acadêmicos foram escolhidos aleatoriamente. |