Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista

DSpace Repository

A- A A+

Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista

Show full item record

Title: Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista
Author: Petri, Sérgio Murilo
Abstract: As organizações, em seu afã de se tornarem mais competitivas, têm buscado maneiras de se aperfeiçoarem através do seu desempenho, ou seja, de identificarem oportunidades que promovam a sua competitividade. Atualmente, inúmeras são as abordagens disponíveis com esse propósito, emergindo dúvidas quanto à escolha da mais apropriada para um determinado contexto organizacional. O presente trabalho tem por objetivo construir um modelo capaz de avaliar e aperfeiçoar as abordagens de gestão de desempenho, para tanto, se vale da abordagem Multicritério em Apoio à Decisão - MCDA-Construtivista como instrumento para alcançar tal propósito. O enquadramento metodológico utilizado foi o construtivista com o paradigma científico fenomenológico. Para demonstrar o processo de avaliação das abordagens optou-se pela abordagem do Balanced Scorecard (BSC) devido as suas aplicações (uso), potencialidades, evidências e o seu reconhecimento internacional. Com resultado do modelo construído foi possível identificar quais os aspectos fortes e fracos da abordagem do BSC, pôde-se identificar e gerar aperfeiçoamentos para todos os pontos, sejam fracos ou fortes, gerando dessa forma uma abordagem do BSC aperfeiçoada.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101763
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
212255.pdf 2.291Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar