Abstract:
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O estudo, em questão, tem por objetivo propor um modelo de serviço de referência e informação, específico para grupos de pesquisa inseridos em Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior - IES. O modelo pretende ter um grau de especificidade tal, que atenda as peculiaridades dos grupos de pesquisa, mas que, concorrentemente, seja flexível e possa ser aplicável às Organizações do Conhecimento e Aprendizagem com características assemelhadas. Fundamentado em uma pesquisa exploratória, o modelo proposto é sustentado no estudo de caso do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação - IGTI. O viés norteador deste estudo foi, por um lado, o projeto para desenvolvimento do Portal de Conhecimento IGTI, que se fundamenta em pesquisas científicas, realizadas por mestrandos e doutorandos a ele vinculado, e, por outro lado, pela literatura da área que aponta o serviço de referência e informação como um recurso essencial para a transferência de informações. O modelo em foco é contextualizado no domínio da informação de referência; é caracterizado como um serviço híbrido de referência on-line, ou seja, reúne características do serviço de referência high touch (serviço de referência personalizado) e do serviço de referência high tech (serviço de referência digital); é operacionalizado através de telefone, email, fórum de discussão e videoconferência. Técnicas e ferramentas para a modelagem e prototipação de ambientes similares são registradas. Pretende-se com este estudo ocupar um nicho pouco explorado da pesquisa tecnológica, e da publicação científica, que é o de prover com soluções simplificadas, porém eficientes, para Organizações do Conhecimento e da Aprendizagem, como Grupos de Pesquisa, que praticam a ciência acadêmica e almejem a virtualidade organizacional de sua base de conhecimento. |