A identidade nacional brasileira e a educação: homogeneidade x pluralidade cultural
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Title:
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A identidade nacional brasileira e a educação: homogeneidade x pluralidade cultural |
Author:
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Liz, Renilda Aparecida Costa de
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Abstract:
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O presente trabalho analisou quais as configurações sociais, políticas e intelectuais que fizeram com que a temática da pluralidade cultural se fizesse presente na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para responder esta questão, fez-se necessário inventariar como se construiu a identidade nacional brasileira. Evidenciou-se que essa foi sustentada em três pontos fundamentais: a democracia racial, a brasilidade e a homogeneidade cultural. Sem desconsiderar esses pontos fundamentais sobre a construção da identidade nacional ainda hoje presentes e fortemente marcados no imaginário social, percebeu-se que historicamente a identidade nacional passou a ser repensada a partir de novos processos de reetnização das identidades políticas. Contemporaneamente, essas vêm contrapor-se à mestiçagem enquanto ideologia do Estado, fazendo com que a Pluralidade Cultural seja vista como afirmação das diversas identidades que formam a nação brasileira. Essas idéias remetem a mudanças, no que se referem à constituição de uma nova identidade nacional, agora está longe de ser aquela que tinha um caráter uniformizador onde as diversas culturas eram sufocadas em favor de uma identidade homogeneizadora. |
Description:
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Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101520
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Date:
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2001 |
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