dc.date.accessioned |
19 fevereiro 2009 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-08-07T20:02:32Z |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-02-02T15:08:39Z |
|
dc.date.available |
2009-08-07T20:02:32Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-02T15:08:39Z |
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dc.date.created |
2003 |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-08-07T20:02:32Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/praxis/80 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/80 |
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dc.title |
Cultura negra e educação |
pt_BR |
dc.type |
artigo |
pt_BR |
dc.creator.author |
Nilma Lino Gomes |
pt_BR |
dc.description.availableAt |
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> |
pt_BR |
dc.description.locality |
Campinas - SP |
pt_BR |
dc.subject.keywords |
diversidade cultural, cultura negra, educação. |
pt_BR |
dc.abstract.summary |
A relação entre cultura, cultura negra e educação é o foco principal deste artigo. Discute-se que a cultura negra é uma particularidade cultural - construída historicamente por um grupo étnico/racial específico - presente no modo de vida do brasileiro, seja qual for o seu pertencimento étnico. Todavia, a sua predominância se dá entre os descendentes de africanos escravizados no Brasil, ou seja, o segmento negro da população. No caso específico da educação escolar brasileira, entende-se que a discussão sobre a cultura negra não pode desconsiderar a existência do racismo e da desigualdade entre negros e brancos em nossa sociedade. Tal consideração nos afastará das práticas educativas que ainda insistem em colocar a cultura negra no lugar do exótico e do folclore, e possibilitará a construção de uma postura política diante da questão racial na educação brasileira. |
pt_BR |
dc.description.source |
Revista Brasileira de Educação |
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dc.description.edition |
n.23 |
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