Curso de extensão: “sociologia brasileira: temas e autores”

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Curso de extensão: “sociologia brasileira: temas e autores”

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dc.date.accessioned 2009-08-07T14:17:06Z pt_BR
dc.date.accessioned 2018-01-31T16:10:20Z
dc.date.available 2009-08-07T14:17:06Z pt_BR
dc.date.available 2018-01-31T16:10:20Z
dc.date.created Setembro de 2004 pt_BR
dc.date.issued 2009-08-07T14:17:06Z pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/praxis/70 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/70
dc.title Curso de extensão: “sociologia brasileira: temas e autores” pt_BR
dc.type programa_de_curso pt_BR
dc.description.availableAt Computadores do LEFIS Simão Hess pt_BR
dc.description.donator LEFIS Simão Hess pt_BR
dc.description.locality Florianópolis, SC, Brasil pt_BR
dc.subject.keywords sociologia brasileira, temas, autores, curso de extensão, programa pt_BR
dc.abstract.summary O leque de autores e temas que envolvem a sociologia certamente é amplo o suficiente para ensejar diversas propostas. Entretanto, a proposta aqui sugerida é a possível de ser oferecida pelos seus proponentes, sem prejuízo de outras formulações que, espera-se, sejam também apresentadas como importantes contribuições ao ensino médio. O que fundamentou, neste momento, centralizar o curso em dois autores sociólogos brasileiros (Florestan Fernandes e Octavio Ianni), foi justamente a pouca informação sobre suas obras entre os docentes da rede estadual, conforme as discussões realizadas no I Seminário Regional do Ensino de Sociologia e no I Seminário Estadual do Ensino de Filosofia e Sociologia. Considerou-se também, que a sociologia brasileira enquanto tal ( suas origens, influências, obras e temas) ainda não é matéria curricular no curso de Ciências Sociais da UFSC. Os dois autores propostos são reconhecidos no meio acadêmico e mesmo fora dele, transcendendo as ciências sociais, pela valiosa contribuição de suas obras de pesquisas e reflexões críticas na diversidade temática abordada e, nas preocupações com o Brasil, sua história, seu povo e seus desafios. Deve-se ressaltar que nas 24 horas aulas programadas para duração do curso é impossível dar conta da dimensão e complexidade das obras dos autores citados. Entretanto, o curso apresenta dimensões fundamentais das análises desenvolvidas nos estudos e pesquisas dos dois sociólogos, que certamente nortearão leituras complementares e constituirão um novo campo de interesse para os professores (as), dedicados a refletir sobre a realidade social brasileira. Portanto, além de situar as origens dos principais debates da sociologia brasileira, os temas escolhidos não esgotam, mas abrangem dentro do tempo possível, a história e a contemporaneidade do pensamento social brasileiro. pt_BR


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