A ditadura militar e a proletarização dos professores

DSpace Repository

A- A A+

A ditadura militar e a proletarização dos professores

Show simple item record

dc.date.accessioned 16 setembro 2009 pt_BR
dc.date.accessioned 2009-09-16T20:08:30Z pt_BR
dc.date.accessioned 2018-02-02T15:07:49Z
dc.date.available 2009-09-16T20:08:30Z pt_BR
dc.date.available 2018-02-02T15:07:49Z
dc.date.created 2006 pt_BR
dc.date.issued 2009-09-16T20:08:30Z pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/praxis/428 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/428
dc.title A ditadura militar e a proletarização dos professores pt_BR
dc.type artigo pt_BR
dc.creator.author Marisa Bittar pt_BR
dc.creator.author Amarilio Ferreira Jr. pt_BR
dc.description.availableAt <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400005&lng=pt&nrm=iso> pt_BR
dc.description.locality Campinas - SP pt_BR
dc.subject.keywords Ditadura militar. Professores. Sindicalismo. pt_BR
dc.abstract.summary Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos "de cima" se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade – a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual. pt_BR
dc.description.source Revista Educação & Sociedade pt_BR
dc.description.edition v.27 n.97 pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
a05v2797.pdf 95.92Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar