dc.date.accessioned |
16 setembro 2009 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-09-16T20:08:30Z |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-02-02T15:07:49Z |
|
dc.date.available |
2009-09-16T20:08:30Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-02T15:07:49Z |
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dc.date.created |
2006 |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-09-16T20:08:30Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/praxis/428 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/428 |
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dc.title |
A ditadura militar e a proletarização dos professores |
pt_BR |
dc.type |
artigo |
pt_BR |
dc.creator.author |
Marisa Bittar |
pt_BR |
dc.creator.author |
Amarilio Ferreira Jr. |
pt_BR |
dc.description.availableAt |
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400005&lng=pt&nrm=iso> |
pt_BR |
dc.description.locality |
Campinas - SP |
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dc.subject.keywords |
Ditadura militar. Professores. Sindicalismo. |
pt_BR |
dc.abstract.summary |
Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos "de cima" se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade – a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual. |
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dc.description.source |
Revista Educação & Sociedade |
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dc.description.edition |
v.27 n.97 |
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