A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico.

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A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico.

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dc.date.accessioned 17 fevereiro 2009 pt_BR
dc.date.accessioned 2009-09-14T18:34:49Z pt_BR
dc.date.accessioned 2018-02-02T12:34:25Z
dc.date.available 2009-09-14T18:34:49Z pt_BR
dc.date.available 2018-02-02T12:34:25Z
dc.date.created 2007 pt_BR
dc.date.issued 2009-09-14T18:34:49Z pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/praxis/393 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/393
dc.title A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico. pt_BR
dc.type artigo pt_BR
dc.creator.author Bianca Freire-Medeiros pt_BR
dc.description.availableAt <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> pt_BR
dc.description.locality São Paulo - SP pt_BR
dc.subject.keywords Turismo; Favela; Globalização; Rio de Janeiro; Pobreza. pt_BR
dc.abstract.summary Neste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico. pt_BR
dc.description.source Revista Brasileira de Ciências Sociais pt_BR
dc.description.edition VOL. 22 No 65 pt_BR


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