TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

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TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

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dc.date.accessioned 12/01/2009
dc.date.accessioned 2009-09-02T18:20:00Z
dc.date.accessioned 2018-02-26T15:24:34Z
dc.date.available 2009-09-02T18:20:00Z
dc.date.available 2018-02-26T15:24:34Z
dc.date.issued 2009-09-02T18:20:00Z
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/342
dc.title TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
dc.type artigo
dc.creator.author WALTER OMAR KOHAN
dc.description.availableAt http://www.cedes.unicamp.br
dc.description.locality Brasil
dc.subject.keywords Filosofia da educação. Emancipação. Sócrates.
dc.abstract.summary O presente trabalho busca pensar o valor de O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pela qual pode questionar-se que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficamente, o mais problemático; b) somente pelo paradoxo, entranhados no lodo paradoxal, podemos encontrar algum sentido na educação; c) só há uma educação que vale a pena: a que emancipa (sem emancipar). Quem não deixa que os(as) outros(as) se emancipem embrutece.
dc.description.source scielo


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