ABORDAGEM DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

DSpace Repository

A- A A+

ABORDAGEM DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Show simple item record

dc.date.accessioned 12/01/2009
dc.date.accessioned 2009-09-02T18:10:25Z
dc.date.accessioned 2018-02-26T15:24:38Z
dc.date.available 2009-09-02T18:10:25Z
dc.date.available 2018-02-26T15:24:38Z
dc.date.issued 2009-09-02T18:10:25Z
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/340
dc.title ABORDAGEM DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
dc.type artigo
dc.creator.author Vandeí Pinto da SILVA
dc.description.availableAt http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Abordagem%20da%20filosofia.pdf
dc.subject.keywords Filosofia; ensino fundamental; ensino médio; formação humana; interdisciplinaridade.
dc.abstract.summary A pesquisa, vinculada ao Núcleo de Ensino, teve como objetivo principal construir subsídios para a abordagem da filosofia no ensino fundamental e médio, com vistas à formação interdisciplinar do estudante. O ponto de partida foi o conhecimento do contexto em que atuam os educadores, por meio de análise de entrevistas com professores de filosofia egressos da UNESP e de análise de questionários versando sobre o perfil do aluno e seus familiares. As análises revelam que os docentes atuam em condições muito adversas. Os alunos estão desmotivados e para o ensino fundamental não há propostas formuladas para abordagem filosófica. No âmbito do ensino médio, a política educacional despreza a formação humanística, poucas são as escolas que optaram por filosofia. Os docentes declaram que sua formação filosófica foi demasiadamente teórica e encontram dificuldades para um trabalho interdisciplinar. A proposta da escola básica e as formas de abordagem da filosofia não correspondem aos problemas e expectativas de alunos e professores. Concluise que, abordar textos que no processo de formação suscitem reflexão e resgatem a identidade e a autonomia do estudante pode ser um caminho promissor.
dc.description.source Faculdade de filosofia e ciências – UNESP – Campus de Marília


Files in this item

Files Size Format View
Abordagem da filosofia.pdf 148.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar