dc.date.accessioned |
12/01/2009 |
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dc.date.accessioned |
2009-09-02T18:10:25Z |
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dc.date.accessioned |
2018-02-26T15:24:38Z |
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dc.date.available |
2009-09-02T18:10:25Z |
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dc.date.available |
2018-02-26T15:24:38Z |
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dc.date.issued |
2009-09-02T18:10:25Z |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/340 |
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dc.title |
ABORDAGEM DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
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dc.type |
artigo |
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dc.creator.author |
Vandeí Pinto da SILVA |
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dc.description.availableAt |
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Abordagem%20da%20filosofia.pdf |
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dc.subject.keywords |
Filosofia; ensino fundamental; ensino médio; formação humana; interdisciplinaridade. |
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dc.abstract.summary |
A pesquisa, vinculada ao Núcleo de Ensino, teve como objetivo principal construir subsídios para a abordagem da filosofia no ensino fundamental e médio, com vistas à formação interdisciplinar do estudante. O ponto de partida foi o conhecimento do contexto em que atuam os educadores, por meio de análise de entrevistas com professores de filosofia egressos da UNESP e de análise de questionários versando sobre o perfil do aluno e seus familiares. As análises revelam que os docentes atuam em condições muito adversas. Os alunos estão desmotivados e para o ensino fundamental não há propostas formuladas para abordagem filosófica. No âmbito do ensino médio, a política educacional despreza a formação humanística, poucas são as escolas que optaram por filosofia. Os docentes declaram que sua formação filosófica foi demasiadamente teórica e encontram dificuldades para um trabalho interdisciplinar. A proposta da escola básica e as formas de abordagem da filosofia não correspondem aos problemas e expectativas de alunos e professores. Concluise que, abordar textos que no processo de formação suscitem reflexão e resgatem a identidade e a autonomia do estudante pode ser um caminho promissor. |
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dc.description.source |
Faculdade de filosofia e ciências – UNESP – Campus de Marília |
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