dc.date.accessioned |
06 abril 2009 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-08-10T19:37:42Z |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-02-16T15:35:05Z |
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dc.date.available |
2009-08-10T19:37:42Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-16T15:35:05Z |
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dc.date.created |
2008 |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-08-10T19:37:42Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/praxis/103 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/103 |
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dc.title |
Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira |
pt_BR |
dc.type |
artigo |
pt_BR |
dc.creator.author |
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Graziela Serroni Perosa |
pt_BR |
dc.description.availableAt |
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> |
pt_BR |
dc.description.locality |
Campinas - SP |
pt_BR |
dc.subject.keywords |
Práticas pedagógicas. Desigualdades educacionais. Clima escolar. |
pt_BR |
dc.abstract.summary |
Este artigo tem por objetivo compreender as relações entre experiências escolares e a construção de fronteiras sociais, a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada em duas escolas (uma pública e uma privada), entre os anos de 2006-2007. Tendo como referência o relatório dos resultados do SAEB de 2003 e o que nele se aponta como indicadores de uma "boa escola", procura-se analisar as diferentes possibilidades de construção do chamado "clima escolar", em função da diversidade das condições concretas e objetivas de trabalho com que se defrontam diretores e professores, em cada uma das unidades educacionais pesquisadas. Ao final do artigo, aponta-se para a importância de se considerar a interdependência entre os fatores intra-escolares e extra-escolares para a construção de uma "boa escola", argumentando-se que não fazê-lo acarreta sérios limites aos esforços coletivos para a superação das desigualdades educacionais brasileiras. |
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dc.description.source |
Revista Educação & Sociedade |
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dc.description.edition |
v.29 n.103 |
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