dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ensslin, Leonardo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Alves, André Luiz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-03-04T20:35:51Z |
|
dc.date.available |
2013-03-04T20:35:51Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
304346 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99455 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC, não possui ferramentas avaliativas que auxiliem a gestão por parte dos coordenadores, principalmente no que tange aos cursos técnicos subsequentes. Pautando-se nas características de múltiplos aspectos e múltiplos envolvidos e, também, na necessidade de um processo que permita identificar, organizar, mensurar e gerenciar os critérios julgados relevantes a este determinado contexto utilizou-se como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) para construir uma ferramenta de avaliação. O Estudo de Caso apresentado é de caráter Exploratório, cuja lógica de pesquisa se utilizou do Método Indutivo, sendo que a coleta de dados utilizou-se tanto de Dados Primários quanto Dados Secundários, com uma abordagem Qualitativo/Quantitativo. Os processos técnicos utilizados foram a Pesquisa Bibliográfica e Estudo de Caso. O resultado da pesquisa aplicada gerou um modelo com 110 indicadores de desempenho que, quando aplicado ao Curso Técnico de Telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José, obteve o valor de 49,7 para os níveis de referência estabelecidos. O instrumento evidencia, ainda, os pontos fracos e fortes do curso avaliado assim como propõe ações de melhoria de desempenho. |
pt_BR |
dc.format.extent |
290 p.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino tecnico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Telecomunicações |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Processo decisorio por criterio multiplo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de curso técnico de telecomunicações segundo a visão de seu coordenador: um caso de utilização da metodologia MCDA-C |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |