Avaliação de curso técnico de telecomunicações segundo a visão de seu coordenador: um caso de utilização da metodologia MCDA-C

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de curso técnico de telecomunicações segundo a visão de seu coordenador: um caso de utilização da metodologia MCDA-C

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo pt_BR
dc.contributor.author Alves, André Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T20:35:51Z
dc.date.available 2013-03-04T20:35:51Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 304346 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99455
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC, não possui ferramentas avaliativas que auxiliem a gestão por parte dos coordenadores, principalmente no que tange aos cursos técnicos subsequentes. Pautando-se nas características de múltiplos aspectos e múltiplos envolvidos e, também, na necessidade de um processo que permita identificar, organizar, mensurar e gerenciar os critérios julgados relevantes a este determinado contexto utilizou-se como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) para construir uma ferramenta de avaliação. O Estudo de Caso apresentado é de caráter Exploratório, cuja lógica de pesquisa se utilizou do Método Indutivo, sendo que a coleta de dados utilizou-se tanto de Dados Primários quanto Dados Secundários, com uma abordagem Qualitativo/Quantitativo. Os processos técnicos utilizados foram a Pesquisa Bibliográfica e Estudo de Caso. O resultado da pesquisa aplicada gerou um modelo com 110 indicadores de desempenho que, quando aplicado ao Curso Técnico de Telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José, obteve o valor de 49,7 para os níveis de referência estabelecidos. O instrumento evidencia, ainda, os pontos fracos e fortes do curso avaliado assim como propõe ações de melhoria de desempenho. pt_BR
dc.format.extent 290 p.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino tecnico pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Telecomunicações pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Avaliação de curso técnico de telecomunicações segundo a visão de seu coordenador: um caso de utilização da metodologia MCDA-C pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
304346.pdf 10.44Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar