dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Teixeira, Eliana Remor |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-03-04T20:32:53Z |
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dc.date.available |
2013-03-04T20:32:53Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
313810 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99450 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Esta tese, caracterizada como estudo de caso, objetivou evidenciar e compreender as estratégias de gestão da carga de trabalho dos condutores de uma linha de produção automatizada na indústria automotiva de forma a evitar a sobrecarga. Densidade do trabalho, pressão de tempo, vigilância constante, solicitação intensa da memória, entre outras exigências do trabalho automatizado, e os possíveis impactos negativos sobre a saúde e o bem-estar desses trabalhadores justificam a relevância deste estudo. Três condutores de uma mesma linha de produção automatizada no setor estamparia participaram desta pesquisa. O trabalho de campo se deu de acordo com o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) centrada na análise da atividade. A abordagem qualitativa, mediante a análise temática das falas dos condutores provenientes da das verbalizações consecutivas e da autoconfrontação do trabalhador com o seu próprio filme, complementada pelos dados das observações, permitiu a compreensão contextualizada da situação de trabalho do condutor de linha automatizada na indústria automotiva em questão. Observou-se a existência de diversos fatores de carga vivenciados como um fenômeno perturbador no curso da atividade do condutor, os quais estão estreitamente relacionados a três aspectos em especial: os aspectos organizacionais, a dimensão coletiva da atividade e o desenvolvimento das competências. A experiência do trabalhador é fundamental no desenvolvimento de suas competências, embora a aprendizagem formal mediante curso teórico durante o período de capacitação tenha sido enfatizada como importante por esses trabalhadores. O auxílio mútuo, estratégia coletiva utilizada para gerir a sobrecarga temporal, a qual todos estão expostos, também mereceu destaque |
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dc.format.extent |
101 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ergonomia cognitiva |
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dc.subject.classification |
Trabalhadores da industria automobilistica |
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dc.subject.classification |
Trabalho - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise |
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dc.subject.classification |
Saude e trabalho |
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dc.subject.classification |
Carga de Trabalho |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de gestão de carga de trabalho de condutores de uma linha de produção em indústria automotiva: estudo de caso |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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