Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Possamai, Osmar pt_BR
dc.contributor.author Futami, André Hideto pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T20:30:41Z
dc.date.available 2013-03-04T20:30:41Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 304847 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A aprendizagem possui uma função estratégica para as organizações na medida em que seus processos determinam a capacidade de adaptação e de sobrevivência no ambiente competitivo. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produtos é um processo-chave que executa a estratégia da organização. No entanto, o termo "aprendizagem" não tem sido muito bem compreendido. Ele é utilizado como sinônimo de conhecimento pessoal e, muitas vezes, é confundido como um processo de aquisição de conhecimentos. Uma das consequências da falta de uma definição mais precisa quanto à aprendizagem é a constatação de que ainda permanece obscuro o que é aprendido durante o processo de desenvolvimento de novos produtos. O objetivo principal deste trabalho é propor um modelo para avaliar a aprendizagem que ocorre no ambiente de projetos. Para isso, este trabalho adota um viés cognitivo, na medida em que a aprendizagem é um fenômeno que ocorre em nível pessoal envolvendo componentes como a percepção, a experiência, o conhecimento e o sistema de memória. Dessa forma, a partir de um constructo que sintetiza as operações cognitivas do projetista, são caracterizados três tipos de aprendizagem. Sob a luz dessa teoria, é proposto um modelo conceitual que relaciona a aprendizagem, a competência no desenvolvimento de produtos. Para avaliar o funcionamento do modelo proposto foi realizada aplicação na área de desenvolvimento de produtos de uma organização multinacional de grande porte do setor eletroeletrônico, que mostrou a validade do modelo proposto. pt_BR
dc.format.extent 182 p.| il., tab. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.title Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Dalla Valentina, Luiz Veriano Oliveira. pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
304847.pdf 1.407Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar