Requisitos técnicos e biopsicossociais para desenvolvimento de projeto de brinquedos pré-escolares

DSpace Repository

A- A A+

Requisitos técnicos e biopsicossociais para desenvolvimento de projeto de brinquedos pré-escolares

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Vera Lucia Duarte do Valle pt_BR
dc.contributor.author Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T18:42:48Z
dc.date.available 2013-03-04T18:42:48Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 304972 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99295
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Entre os diversos tipos de projetos de produtos que um designer pode atuar, os brinquedos permitem uma gama fascinante de possibilidades projetuais. Ainda assim, produtos para o brincar infantil são pouco explorados academicamente sob aspectos de Design, Ergonomia e Produção. Questiona-se nesta pesquisa se os brinquedos utilizados por crianças pré-escolares possuem os requisitos necessários para estimular o brincar e a aprendizagem e se são adequados para as características de desenvolvimento da idade, considerando aspectos de interação e desenvolvimento da criatividade e inteligência. Esta tese tem como tema de pesquisa o desenvolvimento de projeto de produtos. Seu fenômeno está relacionado com a busca de requisitos para o desenvolvimento de projetos e brinquedos pré-escolares que visem o brincar. Será direcionado para crianças pré-escolares de 3 a 6 anos incompletos, pois esta fase do desenvolvimento humano é essencial para a formação criativa e intelectual do indivíduo. A base filosófica a ser seguida é o estruturalismo, pois se pretende relações entre os requisitos biopsicossociais e os requisitos técnicos com o objetivo de estruturar os Requisitos Técnicos e iopsicossociais para Desenvolvimento de Projetos de Brinquedos Pré-escolares # RtbDPBP #, aliando interação, criatividade, inteligência e tecnologias mais adequadas para este público-alvo. O método de pesquisa é descritivo, pois após a identificação dos elementos necessários para o RtbDPBP, descreve-se e buscam-se as suas relações. Caracteriza-se, então, pela natureza qualitativa, do tipo exploratório inicialmente, avançando para o descritivo, com pouca amplitude e grande profundidade na aquisição de conhecimentos que ajudem a melhorar a interação dos brinquedos com as crianças. Para a obtenção dos dados, organiza-se a partir da literatura e de entrevistas os requisitos, que posteriormente serão submetidos a especialistas para sua legitimação. Após a análise dos dados, objetiva-se a estruturação de RtbDPBP, requisitos referência para designers, ergonomistas, engenheiros de produção, professores da educação infantil, enfim para profissionais que estejam preocupados e envolvidos com a estimulação da criança através de brinquedos, tanto para o projeto, quanto para a aquisição destes artefatos. pt_BR
dc.format.extent 414 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Brinquedos pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Brinquedos pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title Requisitos técnicos e biopsicossociais para desenvolvimento de projeto de brinquedos pré-escolares pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS5462-T.pdf 8.858Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar