dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Castelan Neto, Eugenio de Bona |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Paulo Roberto Brero de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-03-04T18:20:41Z |
|
dc.date.available |
2013-03-04T18:20:41Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
303922 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99263 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino reflexivo deve ser aplicado em todas as disciplinas do curso de engenharia, mas no laboratório se faz necessário um maior cuidado, pois muitos experimentos são executados na forma de uma folha tarefa, que deve ser seguida para reproduzir o resultado desejado pelo professor. Muitas vezes o aluno realiza experimentos com pouca significação cognitiva para ele. Para conseguir o ensino reflexivo é necessário que professores e alunos desenvolvam suas atividades de forma reflexiva. Com relação ao aluno, ele deve ter condições cognitivas de entender o conteúdo e fazer reflexões sobre este conteúdo. Mas para que o aluno possa entender alguns conteúdos abstratos de engenharia e tenha condições de fazer um processo reflexivo sobre estes conteúdos, ele teria que estar no estágio cognitivo adequado à sua idade. Diversos estudos mostraram que grande parcela da população adulta nunca atinge o estágio cognitivo adequado. Este problema ocorre devido a falhas no processo de educação e pode ser corrigido. O laboratório de engenharia, se for utilizado de forma reflexiva, pode auxiliar o aluno a atingir o estágio cognitivo adequado. Para conseguir o ensino reflexivo, o professor deve preparar sua aula de forma reflexiva. Para conseguir isto, ele deve buscar o remembramento de diversos segmentos do conhecimento. A proposta da tese é mostrar a importância do ensino reflexivo no laboratório de engenharia, reforçando a necessidade de respeitar os níveis cognitivos dos alunos e de utilizar uma metodologia adequada para auxiliá-los a desenvolverem a própria estrutura cognitiva para que possam atingir reflexões abstratas, sendo que a novidade da tese é a proposição de uma metodologia para o professor analisar e preparar sua aula de forma reflexiva, incluindo a proposta de uma nova taxonomia do domínio psicomotor. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the engineering courses, all disciplines should be worked in a reflexive way, however more attention should be given to the laboratory experiments, since they are usually done using scripts that must be followed to reproduce desired results. In this situation the laboratory experiment may be executed by the student with small cognitive gain to him. In order to achieve the reflexive teaching, professors and students must be aware of their role in the teaching-learning process. The student must be prepared to understand the contents and to reflect about these contents. For the student be able to learn some engineering contents, which are very abstract, and make a reflective process on these contents, he must be at an cognitive stage appropriate to their age. Several studies show that a large proportion of the adult population never reaches an appropriate cognitive stage. This problem occurs due to failures in the education process and can be overcome. These students can be educated to overcome these gaps so as to achieve the appropriate cognitive stage. To achieve the reflective teaching, the teacher should prepare their class reflectively. To accomplish this, he should seek the conection of various areas of knowledge. The novelty of this work is to propose a new methodology for helping teacher to prepare their classes in a reflexive way, including a new psychomotor domain taxonomy, reinforcing the need to respect the cognitive levels of the students and showing the need to utilize an adequate methodology to help students to develop their own cognitive structure in order to reach abstract reflections. |
en |
dc.format.extent |
xxii, 137 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de sistemas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Epistemologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Laboratorios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
O ensino reflexivo em experimentos de laboratório didático na engenharia |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |