Ferramentas colaborativas da Web: um perfil de uso dos estudantes da Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ferramentas colaborativas da Web: um perfil de uso dos estudantes da Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: Ferramentas colaborativas da Web: um perfil de uso dos estudantes da Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Oliveira, Eduarda Bodaneze de
Resumo: Nas últimas décadas, puderam-se verificar enormes mudanças nas relações sociais e grandes transformações nos sistemas de comunicação que tornaram mais rápidos os fluxos de informação por meio dos recursos da Internet. Neste contexto, surge, em 2004, o conceito de Web 2.0 (a Web colaborativa), com seus ideais de colaboração, interação e participação, trazendo consigo uma produção intensa de informação e a característica de organização em rede. Este trabalho caracteriza o uso de ferramentas colaborativas da Web pelos alunos do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os objetivos específicos buscam caracterizar o perfil dos estudantes como usuários destas ferramentas, identificar suas áreas de interesse, indicar as ferramentas mais utilizadas e as principais finalidades de uso das redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIn. Para tanto, utilizou-se de questionário objetivo como instrumento de coleta de dados de uma amostra de 113 alunos. Os dados foram analisados por meio de estatística simples e os resultados da pesquisa definiram um perfil dos estudantes de Ciência da Informação e indicaram assuntos, áreas de interesse e ferramentas utilizadas pelo público-alvo da pesquisa. Concluiu-se que há um grande potencial de troca de informações e difusão de conhecimentos através das tecnologias Web. As ferramentas em questão são vistas pelos respondentes como de grande utilidade, tanto para funções pessoais e de relacionamento quanto para interesses acadêmicos e profissionais.During the last decades, it has been noticed quite a lot of changes in social relations and communication systems, which have made information flows move faster through the Internet resources. In this context, the concept of Web 2.0 (collaborative Web) comes up proposing new ways of collaborating, interacting and participating, which enable huge amounts of information to be managed by networked organizations. This work addresses the use of collaborative Web tools by the students of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Information Science Department. This work’s specific objectives aim to describe the profile of UFSC students as users of Web 2.0 tools, by identifying their subjects of interest, and by indicating the most used tools, along with the motivation for using the social networks Facebook, Twitter, and LinkedIn. To accomplish this purpose, we have used an objective questionnaire as an instrument for data gathering from a sample of 113 students. The collected data have been analyzed by the use of simple statistics, and the obtained results have shown us a typical profile for UFSC students that points out to their subjects of interest and the tools that are most frequently used by them. We could thus conclude that there is a great potential for the exchange of information and dissemination of knowledge through Web technologies. Finally, we could find out that Web tools are seen by the research subjects as being extremely useful, not only for personal and relationship purposes, but also for academic and professional interests as well.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Curso de Biblioteconomia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98841
Data: 2012-12-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Eduarda_Oliveira.pdf 2.019Mb PDF Thumbnail PDF/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar