AS PORTAS DA UNIVERSIDADE: UMA CHAVE PARA MAIOR ABERTURA À SOCIEDADE

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AS PORTAS DA UNIVERSIDADE: UMA CHAVE PARA MAIOR ABERTURA À SOCIEDADE

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Título: AS PORTAS DA UNIVERSIDADE: UMA CHAVE PARA MAIOR ABERTURA À SOCIEDADE
Autor: Martins, Leandra Rajczuk; Silva, André Chaves de Melo; Proença, José Luiz
Resumo: O estudo, realizado a partir de levantamentos periódicos entre os anos de 2002 e 2008, buscou isolar as principais representações ou visões contidas nas frases e expressões das pessoas que se dispuseram voluntariamente a responder os formulários de pesquisa, cuja compreensão ampliou a percepção do lugar da Universidade de São Paulo (USP) no universo simbólico da sociedade. O trabalho investigativo foi abrangente e se estendeu por significativo período do calendário universitário, englobando o término das aulas, recesso escolar, período de matrícula e início do semestre letivo, incluindo a pergunta da enquête: “Para você, qual é a principal importância da USP”. Os resultados indicaram uma forte percepção – mesmo entre o público externo – dos três pilares sobre os quais a USP foi constituída (ensino, pesquisa e extensão). De acordo com o número de indicações, tivemos: ensino 51,3% (466 indicações), pesquisa 26,4% (240 indicações) e serviços à sociedade 22,3% (203 indicações). Para desenvolver sua análise em categorias, a pesquisa se baseou no conceito de representação social desenvolvido por Serge Moscovici.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97848
Data: 2012-11-14


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