Abstract:
|
O ensino superior está crescendo em relação à população brasileira. O ensino, antes elitizado, está se democratizando. Entretanto, acompanhando essa expansão, vêm alguns problemas e um deles é aumento da evasão escolar. Portanto, torna-se necessário a compressão de suas causas e esta pesquisa procurou explorar o tema pela percepção que os coordenadores de curso possuem. Uma das causas mais citadas na literatura pesquisada foi à falta de informação por parte dos futuros acadêmicos a respeito dos cursos a serem cursados. O problema da pesquisa se refere a se os coordenadores de Cursos do CCHS/UFMS percebem a falta de informação como causadora de evasão no ensino superior. Objetivo do presente trabalho é identificar esta percepção sobre a ausência de informações como motivo da evasão escolar. A pesquisa tem sua metodologia baseada na análise de um questionário semifechado aplicado em uma entrevista com os coordenadores. A análise feita foi qualitativa. Obteve-se como resultado que a ausência de informações é realmente uma das causas da evasão na percepção dos coordenadores. A compreensão da percepção dos coordenadores sobre a falta de informação pode contribuir nas decisões futuras no combate a evasão, para que possam ocorrer de modo mais consciente e eficiente. |