ESTABELECIDOS E OUTSIDERS: INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
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Título:
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ESTABELECIDOS E OUTSIDERS: INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR |
Autor:
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Astigarraga, Andrea Abreu
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Resumo:
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O objetivo deste artigo é descrever e analisar, a partir de entrevistas narrativas autobiográficas, realizadas com dois egressos do curso de Direito e dois egressos do curso de Enfermagem, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que vivenciaram a experiência do trabalho infantil na roça, a ruptura, a transgressão da cultura rural local onde o trabalho na roça estava em primeiro lugar e os estudos, em segundo lugar. Pois, em suas autobiografias detectamos que seus avós trabalharam na roça e não freqüentaram escola; os pais trabalharam na roça e freqüentaram os primeiros anos do Ensino Fundamental; e os filhos trabalharam na roça durante a infância, mas sempre freqüentaram a escola e acessaram a universidade. Em suas entrevistas narrativas, descrevemos e analisamos em que medida os entrevistados foram estabelecidos ou outsiders antes ou durante processo de ingresso, permanência e conclusão do ensino superior. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97788
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Data:
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2012-11-14 |
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