dc.description.abstract |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou realizar uma análise da influência de conhecimentos prévios em Língua Portuguesa e Informática no desempenho de alunos de um curso a distância. Para tanto, foram propostos e cumpridos os seguintes objetivos específicos: (a) identificar as características pessoais e profissionais dos alunos que influenciaram em seu conhecimento prévio em Língua Portuguesa e Informática; e (b) analisar a relação entre o nível de conhecimento dos alunos nessas áreas e o seu desempenho ao longo do curso. A referida pesquisa pode ser classificada como exploratória e quantitativa, e os dados primários foram coletados junto a uma amostra de 232 alunos de um curso de aperfeiçoamento oferecido na modalidade à distância no ano de 2012. Os dados foram analisados pelas seguintes técnicas: estatística descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, teste de kruskal-wallis e correlação de Spearman. Constatou-se que algumas características pessoais e profissionais dos alunos influenciaram os seus conhecimentos prévios em Informática: cargo ocupado, tempo de magistério e a localidade da residência do respondente. Verificou-se, ainda, que os conhecimentos prévios em Informática e Língua Portuguesa não influenciaram significativamente o desempenho dos alunos no curso analisado. |
pt_BR |