Abstract:
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Este trabalho aborda a relação existente entre o processo de expansão do ensino superior brasileiro, sua mercantilização (ALCADIPANI; BRESLER, 2000; SGUISSARDI, 2008; CHAVES, 2010; ALCADIPANI, 2011; SCREMIN; MATINS, 2011), e a consequente incidência de traços da educação bancária (FREIRE, 1987). Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada a fim de conhecer as praticas pedagógicas por eles adotadas, seu funcionamento, e as características e diretrizes da mesma. Com base nas entrevistas, foram criadas categorias analíticas que serviram de base para a elaboração de um questionário aplicado a sessenta alunos de diversos semestres do Curso de Administração. Por meio dos resultados obtidos foi possível confirmar a hipótese de que o modelo de gestão, o qual a IES adota, acarreta o desenvolvimento, por parte dos professores, de práticas pedagógicas ligadas à educação bancária, tais como: o predomínio de provas objetivas, aplicação de trabalhos sucintos, limitação da participação do aluno em sala de aula e distanciamento na relação professor-aluno. Podemos inferir que tais metodologias trazem consigo a perda da capacidade reflexiva dos alunos, memorização de conteúdos e formação de seres mecânicos (FREIRE, 1987). |