Abstract:
|
Este estudo tem como objetivo conhecer os fins mais valorizados pelas universidades que fazem parte do sistema educativo argentino. Trata-se de um estudo relevante, pois brinda às pessoas envolvidas na gestão universitária, conhecimentos que ampliam suas possibilidades de crítica e transformação das instituições de ensino superior. A pesquisa, de caráter descritivo, analisou, mediante a técnica de análise de conteúdo, os relatórios oficiais publicados nas respectivas paginas web das oitenta e duas universidades que tem sede na República Argentina. Estes relatórios incluem definições de missão, valores, princípios e discursos dos reitores. A análise foi feita levando em consideração os fins associados às universidades pelos principais pensadores sobre a filosofia da Universidade, em diferentes épocas e regiões do mundo. Da análise, conclui-se que: nos discursos das Universidades Confessionais, o Ensino é o fim mais valorizado e que este se encontra ultrapassado por fins religiosos; nos discursos das Universidades Privadas não Confessionais, o Ensino parece ser o fim mais valorizado, não obstante, existe certa heterogeneidade de valores sobre as finalidades das mesmas; e nos discursos das Universidades Públicas, o Ensino e a Extensão aparecem como os fins mais valorizados. Por último, e fazendo uma análise que envolve todas as universidades pesquisadas, o Ensino surge como o fim mais valorizado nos discursos das universidades argentinas. |