Análise De Dois Programas De Simulação Para O Ensino Do Empreendedorismo

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Análise De Dois Programas De Simulação Para O Ensino Do Empreendedorismo

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dc.contributor.author Flores, Danusa Cunha
dc.contributor.author Hoeltgebaum, Marianne
dc.contributor.author Silveira, Amélia
dc.contributor.author Cassol, Neidi Krewer
dc.date.accessioned 2012-11-08T18:38:15Z
dc.date.available 2012-11-08T18:38:15Z
dc.date.issued 2005-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97188
dc.description.abstract O papel dos empreendedores e do empreendedorismo no desenvolvimento econômico têm sido estudado no mundo inteiro. Entretanto, o ensino da administração, por muitos anos, foi centrado na gerência da grande empresa. Somente nos últimos 15 anos houve aumento mais significativo na demanda por cursos e formas diferenciadas de ensino na área de empreendedorismo. Assim, entre as maneiras de ensinar e de fornecer maiores experiências empreendedoras conta-se com programas de simulação por computador, os quais ensinam os princípios de como se maximizar as chances de sucesso no empreendedorismo, e também a simulação da dinâmica do ambiente de negócios da empresa de pequeno porte. Entre os existentes, descrevem-se o FastTrac, projetado para ajudar os empresários a melhorar/criar habilidades, administrar e/ou cultivar negócios prósperos, vivenciando o mundo dos negócios, e o Netpreneur, que simula as fases iniciais da criação do negócio na economia em linha, modelando a simulação eletrônica do ambiente do comércio, voltado para o ambiente acadêmico. As principais características de cada um destes programas podem ser resumidas como segue: vivenciam a realidade das empresas, fazendo com que o usuário tome decisões e corram riscos calculados, utilizando dinheiro virtual, ou seja, não perde dinheiro real quando toma uma decisão inapropriada numa situação de instabilidade, insegurança ou mudança. Facilitam o aprendizado por meio da experimentação, ou seja, simulam situações reais de ambigüidade e instabilidade, onde o usuário precisa buscar conhecimentos (financeiros, mercadológicos, administrativos..) necessários para a tomada de decisões e para poder traçar estratégias eficazes para solucionar os problemas que surgem ao longo do trajeto. Os participantes obtêm a prática e a experiência sem os riscos das conseqüências. Estas atividades são virtuais, porém devem ser criadas, desenvolvidas, interpretadas de acordo com o participante. Os empreendedores desenvolvem suas próprias maneiras de tratar as oportunidades, criando novos serviços, produtos, organizações, e maneiras de satisfazer seus clientes ou de realizar negócios. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Análise De Dois Programas De Simulação Para O Ensino Do Empreendedorismo pt_BR
dc.type Article pt_BR


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