Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC

Show full item record

Title: Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
Author: Schmidt, Carla Maria; Domingues, Maria José Carvalho de Souza; Hoeltgebaum, Marianne
Abstract: O empreendedorismo tem se tornado um assunto muito discutido pelo Governo e pelas entidades de classe, pois o mesmo é fator de desenvolvimento local e regional. As universidades possuem potencial para propiciar o desenvolvimento de empreendedores, porém o ensino de empreendedorismo não pode ser ministrado de maneira tradicional, como outras disciplinas da grade curricular. O ensino de empreendedorismo precisa valer-se de estratégias que levem os alunos a definir, estruturar contextos e compreender várias etapas de sua evolução. A educação empreendedora deve ajudar os alunos no seu desenvolvimento, devendo ainda, ser pró-ativa, e utilizar-se de métodos de ensino diversificados, incluindo um acompanhamento pessoal dos objetivos de aprendizagem, individualizado e personalizado a cada participante. Diante deste contexto, buscou-se por meio da pesquisa bibliográfica, do tipo documental, identificar se os cursos de graduação em administração das universidades de Blumenau, com enfoque em empreendedorismo abordam os temas considerados fundamentais por Dornelas (2001), um dos teóricos brasileiros desta área de estudo, além de comparar as bibliografias mais utilizadas nos quatro cursos. A pesquisa foi realizada com as quatro IES da cidade de Blumenau, sendo que somente uma não possui o enfoque empreendedor no curso de graduação em administração. Os temas considerados fundamentais para o desenvolvimento empreendedor, estão sendo abordados em grande maioria das disciplinas em estudo, no entanto, existe uma deficiência nas disciplinas, no que tange à importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e a identificação de financiamentos para o negócio. Em relação às bibliografias, identificou-se que não há nenhum autor que seja unanimidade entre as disciplinas e existe uma lista muito variada de autores utilizados em sala de aula. Esta pesquisa faz parte de um sub-projeto do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, desenvolvido na disciplina de metodologia de ensino do mestrado em gestão moderna de negócios da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97186
Date: 2005-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Carla Maria Schmidt.pdf 248.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar