IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB

DSpace Repository

A- A A+

IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB

Show full item record

Title: IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
Author: Cardoso, Rodrigo dos Santos; Vicenti, Terezinha; Domingues, Maria J.C. de Souza
Abstract: Este artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151
Date: 2005-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Rodrigo e TEREZINHA VICENTI.pdf 228.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar