Abstract:
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O presente texto relata a experiência de participação como ouvinte em reuniões, no interior da região Sul do Brasil, que almejaram a mobilização coletiva pela implantação de uma universidade federal. Utiliza-se da análise documental e de discurso para exame de dados, oriundos das observações das reuniões e dos documentos públicos da instituição. Como resultados, ressaltam-se características da formação almejada pela comunidade e ações projetadas pela universidade a fim de abarcá-las em maior profusão. Essa pretende democratizar o acesso à formação de professores e a outras áreas, através de seu caráter público e popular, com vistas à diversidade cultural e à identidade local. Consideram-se, na análise, discursos e a intenção da instituição, segundo seu Projeto Político Pedagógico Institucional, de favorecer uma formação crítica, cidadã e interdisciplinar, além de promover o encontro com a comunidade. Apresenta-se, assim, uma discussão acerca das possibilidades de inserção dos professores em formação, num contexto que lhes é familiar, por meio de uma formação que os aproxime das demandas sociais de sua localidade. Autores como Marcondes (2008), Cunha (2006), Santos (2005) e relatórios da universidade dialogam com as ponderações realizadas. |