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Este artigo tem por objetivo mostrar a dificuldade que existe na comparação entre os valores dos custos dos alunos entre as universidades nacionais (devido diferentes formas de cálculo) e entre universidades de diferentes países (devido principalmente a políticas de ingresso nas universidades). Para isto, espera-se mais especificamente identificar as metodologias de cálculo dos custos dos discentes; identificar os principais problemas na comparação entre universidades do mesmo país; e identificar os principais problemas na comparação entre universidades de países diferentes. Este trabalho se justifica na medida em que se faz necessário o conhecimento das diferentes metodologias de cálculo de custos de um discente para evitar comparações equivocadas. E também se embasa na necessidade de se tomar cuidado ao efetuar comparações entre universidades, sejam estas comparações entre universidades do mesmo país ou de diferentes partes do mundo. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de dar suporte teórico a pesquisa elaborada. Se fará uma breve contextualização sobre a comparação do custo por aluno e sobre a metodologia. Depois o tema será explorado nos capítulos comparação do custo do aluno no Brasil e comparação do custo do aluno Brasil vs mundo. Estes capítulos mostrarão que existem no mínimo quatro metodologias diferentes, sendo utilizadas no Brasil, para o cálculo do custo do aluno. No tocante a comparação internacional se discutirá uma abordagem considerada mais exata na hora da comparação do custo do aluno entre diversos países. Esta metodologia leva em consideração o PIB do país. E na conclusão, este artigo procura mostrar os fatores que geram uma dificuldade na hora de se comparar a quantidade despendida de recursos financeiros para se manter um aluno no ensino superior. E se chega a conclusão que não é algo tão simples esta comparação entre instituições de ensino superior, pois existem várias metodologias que geram resultados conflitantes e entre países, principalmente pela existência de diferentes políticas de ingresso. |
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