Avaliação da Aprendizagem como Construção do Saber

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da Aprendizagem como Construção do Saber

Show full item record

Title: Avaliação da Aprendizagem como Construção do Saber
Author: Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Abstract: A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. O professor, que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96974
Date: 2005-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Maria Elizabeth ... aprendizagem como con.pdf 210.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar