O USO DO MOODLE NA UFSC: DO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL À GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O USO DO MOODLE NA UFSC: DO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL À GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author RUSCHEL, AÍRTON JOSÉ
dc.contributor.author DYCK, ANDRÉ FABIANO
dc.contributor.author SCHNEIDER, JULIETE
dc.date.accessioned 2012-11-05T17:53:38Z
dc.date.available 2012-11-05T17:53:38Z
dc.date.issued 2010-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96960
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa é investigar o potencial e o uso da ferramenta de ensino à distância Moodle, na forma de apoio ao ensino presencial, até a produção dos relatórios gerenciais e sua aplicação na administração universitária. A UFSC implantou um Moodle corporativo de apoio aos cursos presenciais, a partir da grande demanda do EaD, da disseminação cultural da ferramenta Moodle em nível mundial, bem como o do constante aprimoramento tecnológico desta plataforma, feito pelo grupo desenvolvedor. A criação de um grupo de suporte e a integração com o sistema acadêmico da UFSC foi disponibilizado, de forma efetiva, em 2009. A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) disponibiliza suporte aos usuários e personaliza as funções de ajuda existentes no sistema. O Moodle integra-se os sistemas acadêmicos (CAGR/CAPG/CAPL) da UFSC o que facilita para os alunos e ao próprio setor de registro acadêmico, pois as informações são trocadas automaticamente entre os dois sistemas. Por exemplo, se todas as atividades de uma disciplina passarem pelo Moodle, no final do período acadêmico o Moodle faz a correção dos exercícios, calculando a nota final do aluno e permitindo o encaminhamento desta nota para o sistema acadêmico. Toda a comunidade acadêmica (alunos e professores) que utiliza o sistema acadêmico é cadastrada automaticamente no Moodle. Os investimentos em tecnologia da informação e comunicação (TIC) pela UFSC facilitaram o processo. Os principais resultados mostram a gradativa aceitação do padrão Moodle pela comunidade acadêmica, e mostram o pouco uso das informações gerenciais produzidas pelo sistema pelos administradores da UFSC. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title O USO DO MOODLE NA UFSC: DO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL À GESTÃO UNIVERSITÁRIA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
O USO DO MOODLE NA UFSC DO APOIO AO ENSINO.pdf 312.1Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar