AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC

DSpace Repository

A- A A+

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC

Show simple item record

dc.contributor.author MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
dc.contributor.author COSTA, ALEXANDREV MARINO
dc.contributor.author TAVARES, GRACE VIEIRA
dc.contributor.author COSTA, DANILO DE MELO
dc.contributor.author COELHO, TAINÁ TEREZINHA
dc.contributor.author ARAÚJO, MÁRCIA SANTIAGO DE
dc.date.accessioned 2012-11-01T18:14:12Z
dc.date.available 2012-11-01T18:14:12Z
dc.date.issued 2010-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96894
dc.description.abstract A Educação a Distância (EaD) desenvolve-se como proposta adequada no combate de problemas educacionais brasileiros, a exemplo da dificuldade dos estudantes no acompanhamento das aulas presenciais devido o ingresso precoce no mercado de trabalho e o distanciamento dos centros urbanos, que concentram grande parte das Instituições de Ensino. É com base nessas dificuldades que os gestores educacionais oferecem um aparato tecnológico que facilite o processo de ensino e aprendizagem, permitindo maior motivação e estímulo dos estudantes aos estudos. Os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no contexto da EaD e com base nas ações dos gestores educacionais, configuram uma comunidade on-line de integração e relacionamento dos professores, estudantes e tutores, na qual é permitido a interação de maneira ativa e a construção de conhecimento efetiva. Tomando por base essas características da EaD, o presente artigo objetiva apresentar um estudo do AVEA do Curso de Ciências da Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando o desenvolvimento do AVEA e descrevendo às principais ferramentas desse ambiente. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo, a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários procedem principalmente dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise preliminar do caso foi contextualizado o Curso de Ciências da Administração a distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil, relatando-se o processo de desenvolvimento e as principais ferramentas do AVEA. Tal análise toma por base a preocupação dos gestores na construção do Ambiente, preparação de tutores e professores para um melhor uso das ferramentas. Como sugestão está o maior envolvimento de professores, tutores e dos próprios estudantes no desenvolvimento do AVEA, de modo a otimizar as ferramentas com vistas à construção de conhecimento dos estudantes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
AMBIENTE VIRTUA ... M RELATO DE EXPERIÊNCI.pdf 143.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar