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O trabalho discute elementos de um processo de formação continuada, alternativo, de docentes de cursos superiores de tecnologia, mantidos na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG/Brasil), no qual essa busca promover ações que oportunizem a construção de saberes/práticas coletivas sobre o fazer pedagógico cotidiano. Destacam-se, entre elas, os processos de auto-avaliação do docente e da sua avaliação pelo universo dos discentes, o que inclui: (1) preenchimento por estes de instrumento avaliativo sobre as práticas docentes em cada uma das disciplinas cursadas a cada semestre; (2) auto-avaliação docente, com preenchimento de formulário específico por turma a cada semestre. As variáveis privilegiadas na coleta de dados contemplam aspectos relacionados às estratégias metodológicas, habilidades específicas da prática docente e comportamentos pertinentes às relações interpessoais. Esse processo tem se tornado balizador das tomadas de decisões das políticas institucionais e no delineamento de ações na cotidianidade do projeto político pedagógico da instituição para que esse possa corresponder às reais necessidades formativas dos diferentes sujeitos que nela atuam ou dos seus potenciais demandadores. |
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