dc.contributor.author |
GIRARDI, JÚLIA DE FREITAS |
|
dc.contributor.author |
GAIKOSKI, MARINA MASSOCCO |
|
dc.contributor.author |
BORGES, LUCIENNE MARTINS |
|
dc.contributor.author |
GIRARDI, DANTE |
|
dc.contributor.author |
TOSTA, KELLY CRISTINA BENETTI TONANI |
|
dc.contributor.author |
GIRARDI, ANDRÉ DE FREITAS |
|
dc.date.accessioned |
2012-11-01T16:32:46Z |
|
dc.date.available |
2012-11-01T16:32:46Z |
|
dc.date.issued |
2010-12-08 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96829 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa objetivou verificar a relação das leituras prévias no desempenho acadêmico. O hábito da leitura é fundamental como componente importante da aprendizagem acadêmica, a partir dessas leituras, os alunos entram em contato com os assuntos que serão abordados pelos professores, capacitando-os para a construção do pensamento crítico e contribuições na geração de idéias trabalhadas em aula. Os procedimentos metodológicos seguiram a linha quantitativa, por meio da pesquisa exploratória e descritiva. Para este estudo, utilizou-se revisões bibliográficas e a aplicação de um questionário composto por questões fechadas, analisadas a partir da escala Lickert. A amostra questionada foi composta de alunos do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Após a análise estatística dos dados, realizada através de distribuições de freqüências, cálculo da média aritmética e desvio padrão, identificou-se uma comprovação da hipótese levantada, concluindo-se que quando as leituras prévias são realizadas aumenta-se a compreensão dos assuntos abordados, a participação na aula com questionamentos e colocações, a facilidade na elaboração de trabalhos, bem como se verificou uma auto-percepção de melhora na preparação e desempenho em provas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
spa |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
A RELAÇÃO ENTRE AS LEITURAS PRÉVIAS E O DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |