dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Neri Terezinha Both |
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dc.contributor.author |
Teixeira, Adriana Machado Barrim |
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dc.date.accessioned |
2012-10-30T15:23:50Z |
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dc.date.available |
2012-10-30T15:23:50Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96605 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na geometria Euclidiana, o Teorema de Pitagoras é considerado um teorema chave pelos matemáticos. Sao inúmeros os problemas de Geometria, tanto Plana como Espacial, onde o Teorema de Pitágoras é ferramenta na sua resolução. Faremos neste trabalho um estudo didático sobre o Teorema de Pitagoras. De maneira geral, segundo Grenier (1996), a didática matemática interessa-se a construção do saber matemático, ao funcionamento e as condições de aprendizagem dos conhecimentos. Um dos ramos da pesquisa em didática matemática, ou seja, da Educação Matemática, investiga o comportamento de um determinado conteúdo (objeto de estudo) do ponto de vista da antropologia, buscando identificar os elementos que formam o seu habitat, as transformações evolutivas que sofreu ao longo dos anos, como se comporta em diferentes ambientes etc. 0 objetivo de nosso trabalho é o de explicitar elementos da transposição didática realizada sobre o Teorema de Pitagoras como objeto do "saber a ensinar" I ao "saber ensinado"2 . |
pt_BR |
dc.format.extent |
74 f. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
Números irracionais |
pt_BR |
dc.subject |
Números transcendentes |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo didático do pitágoras teorema de em classe de 8ª série |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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