Abstract:
|
Este trabalho apresenta um panorama da Educação de Jovens e Adultos – CEJA em Florianópolis, em especial ao que tange o processo ensino/aprendizagem (metodologia) na área da Educação Matemática. Tem o objetivo de analisar o contexto sócio-cultural dos alunos e seus interesses, bem como verificar e relatar o grau de satisfação dos alunos, no que diz respeito à metodologia aplicada. Pretende-se enfatizar o inegável valor a contextualização da Educação Matemática no processo ensino-aprendizagem, considerando sua aplicabilidade desta. Entendemos que é necessário saber em que contexto está situado a Educação Matemática nas Telessalas do CEJA/Fpólis, pois assim, podemos perceber até que ponto ela contribui na formação dos jovens e adultos. Buscamos na abordagem de uma pedagogia crítica da educação de Paulo Freire reflexões sobre ações educativas no CEJA/Fpolis. Nesta abordagem os indivíduos se tornam sujeitos da sua educação. Para essa abordagem toda ação educativa, para que seja válida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o ser humano como de uma análise do meio de vida desse seres humanos concretos, a quem se quer sua educação. Palavras-chave: |