dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Neri Terezinha Both |
|
dc.contributor.author |
Zardo, Taciana |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-29T11:47:20Z |
|
dc.date.available |
2012-10-29T11:47:20Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96543 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Para concluir meu curso de graduação em licenciatura em matemática, resolvi fazer um trabalho na área da educação matemática. Escolhi o tema Equações do 1º grau, onde trabalhei principalmente com às classes de 6ª séries. O objetivo deste trabalho é o de verificar como o saber “Equações do 1º grau” é apresentado em classes de 6º séries no Ensino Fundamental, bem como conhecer um pouco da história da Equação do 1º grau para que possamos ver a sua evolução. Analisamos aqui também alguns livros didáticos em que procuramos saber como o conteúdo de Equações de 1º grau foi trabalhado nos anos de 1973, 1990 e 2005, como proposição de ensino. Para verificar dificuldades dos alunos sobre o conteúdo de Equações do 1º grau fizemos uma experimentação onde aplicamos um questionário com alguns exercícios sobre este conteúdo. Este documento é composto de três capítulos. No Capítulo I relataremos alguns elementos da História da Equação do 1º grau e como ela se desenvolveu ao longo dos anos, também apresentaremos o que propõe os documentos oficias sobre a Equação do 1º grau nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) nos planos de ensino de algumas escolas e faremos um estudo do saber Equação do 1º grau na disciplina Introdução ao Cálculo e verificar se são abordadas no Ensino Superior. No Capítulo II apresentaremos o estudo dos livros didáticos de três diferentes épocas. No Capítulo III apresentaremos a experimentação cujas informações serão úteis para refletirmos sobre o trabalho em sala de aula. |
pt_BR |
dc.format.extent |
60 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Equações do 1° grau: um estudo didático |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |