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Ao final deste curso em que receberei o grau de licenciatura em matemática, parei pra pensar na minha vida após sair da Universidade e me deparei com uma nova realidade: a da sala de aula. Mas agora não mais como expectadora e sim como professora. E foi pensando nisso, é que decidi fazer como trabalho de conclusão de curso, um estudo numa área em que eu tivesse uma maior aproximação com a escola: a área da educação matemática. Para este estudo, por sugestão de um colega, escolhi o tema Potenciação e fiz a escolha de restringir meu estudo às classes de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em função da exigüidade do tempo. O objetivo deste trabalho é de conhecer o que se espera que seja desenvolvido nas classes de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental sobre “Potências”, bem como de conhecer elementos da história da Potenciação para entender um pouco como evoluiu o conceito e a notação que usamos atualmente. Também uma inquietação, uma preocupação referente à aprendizagem, nos levou à formulação de uma experimentação, onde buscamos fazer um estudo que nos permitisse identificar alguns elementos das dificuldades dos alunos frente à manipulação de resultados básicos relativos às potências. Para dar conta de nosso objetivo, o estudo a que nos propomos foi realizado e o apresentamos organizado em capítulos conforme segue: Capítulo I – Neste capítulo apresentamos uma síntese do que propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Proposta Curricular de Santa Catarina e também dois Planejamentos Anuais de escolas. Capítulo II – Relatamos elementos da História da Potenciação e seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Capítulo III – Apresentamos o estudo dos livros didáticos de duas coleções de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Capítulo IV – É onde apresentamos a experimentação feita e os resultados obtidos. Esta atividade foi interessante, foi um momento que tivemos um contato mais direto com os alunos. Realizamos a experimentação em uma classe de 7ª série do Ensino Fundamental, pois estávamos interessados em identificar algumas competências dos alunos, após pelo menos dois momentos de estudo de Potenciação (5ª e 6ª séries) e a experimentação deveria ser realizada no início do ano letivo. |
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