Mamãe vai ao supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano

DSpace Repository

A- A A+

Mamãe vai ao supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rial, Carmen Silvia pt_BR
dc.contributor.author Goidanich, Maria Elisabeth pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T11:49:09Z
dc.date.available 2012-10-26T11:49:09Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 302787 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96415
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese parte do estudo das práticas de compras em supermercados realizadas por mulheres com filhos de camadas médias, tendo como objetivo principal descrever e analisar as competências que as mesmas entendem como importantes para que possam ser consideradas "especialistas em consumo". Para entender estas práticas, discute o lugar ocupado pelas compras em supermercado na manutenção e construção das rotinas da vida cotidiana. O trabalho de campo teve lugar na cidade de Florianópolis (Brasil), de 2009 a 2011. A partir das observações das mulheres em ação no supermercado, considerado como palco de interações sociais diversas (diretas e indiretas), esta tese analisa as formas específicas de organização destas compras, as performances das compradoras durante as visitas às lojas (e o porquê de suas escolhas), assim como as relações que ali se estabelecem entre as compradoras, as lojas e os outros (sejam compradores, representantes do supermercados e atores sociais não diretamente presentes, como membros da família). As compras de abastecimento como parte do trabalho doméstico são, em geral, invisíveis e, como tal, raramente se tornam objetos de estudo. Neste sentido, esta tese busca inspiração em pesquisas de caráter etnográfico sobre as práticas de compras e estudos sobre o consumo, para poder identificar as especificidades das competências que atravessam as decisões que parecem banais e cotidianas. Entretanto, nos diversos capítulos mostro como desde a organização do tempo, a elaboração das listas, a seleção dos produtos, o equilíbrio dos desejos dos membros da família e a necessidades do orçamento doméstico, as tentações e os prazeres, os sentidos que permitem viajar no tempo e no espaço, e o controle das relações de gênero são elementos que podem estar ricamente imbricados numa ida ao supermercado. pt_BR
dc.format.extent 249 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciências Humanas pt_BR
dc.subject.classification Consumo pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Compras pt_BR
dc.subject.classification Relações de gênero pt_BR
dc.subject.classification Etnologia pt_BR
dc.title Mamãe vai ao supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Guivant, Julia Silvia pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
302787.pdf 3.992Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar