Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Marília Matos pt_BR
dc.contributor.author Amorim, Carolina Anderson Carioni pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T11:35:59Z
dc.date.available 2012-10-26T11:35:59Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 299956 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa apresentada nesta dissertação mostra um estudo sobre as potencialidades do uso de uma hipermídia específica elaborada para apoiar o ensino presencial de desenho técnico do vestuário no contexto do ensino a distância de Moda. Caracterizada como um estudo aplicado, apresenta inicialmente, no corpus teórico, os temas: Ensino a Distância, Design Instrucional, Moda e Ensino de Moda pela sua relevância no desenvolvimento da hipermídia proposta na sequência. Após, o corpus de pesquisa apresenta-se a elaboração e aplicação de hipermídia em curso à distância ministrado em situação real de ensino por meio da plataforma do Moodle. O curso - voltado para os alunos do curso superior de Bacharelado em Moda da UDESC - teve como objetivo apoiar o ensino presencial da disciplina de Desenho Técnico da mesma instituição. Verificou-se, após o término da experiência, que os resultados foram positivos no tocante ao desenvolvimento dos alunos na técnica de execução de desenhos técnicos do vestuário utilizando as ferramentas do software CorelDRAW®. Desta forma, o uso do material instrucional hipermidiático proporcionou mais autonomia aos estudantes, deixando-os menos dependentes do professor, e possibilitou que os as estudantes gerenciassem o tempo de estudo de acordo com suas necessidades e possibilidades pessoais. pt_BR
dc.format.extent 135 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Desenho técnico pt_BR
dc.subject.classification Vestuario pt_BR
dc.subject.classification Moda pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
299956.pdf 1.992Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar