dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Antônio Sérgio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Vanina Macowski Durski |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T10:24:57Z |
|
dc.date.available |
2012-10-26T10:24:57Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
300921 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96271 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2012 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta tese tem como objetivo apresentar um modelo que analise os efeitos sistêmicos da política de colaboração entre indústrias manufatureiras que utilizam o transporte marítimo para a exportação, levando em consideração os principais parâmetros estratégicos e operacionais envolvidos nessa operação, sendo, portanto, desenvolvida através de duas frentes: uma teórica e outra computacional. Na frente teórica foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre a era da Logística Colaborativa e a Gestão do Transporte Colaborativo, voltados à exportação de produtos manufaturados. Ao mesmo tempo foram realizadas entrevistas com empresários e especialistas do ramo de modo a validar a proposta de estudo, além de obter dados para inserção no modelo. Posteriormente, definindo a Simulação como técnica para modelagem do problema, foi realizado um estudo sobre os métodos Agent Based Modeling and Simulation e System Dynamics. Após análises e comparações, optou-se pelo método System Dynamics para dar continuidade à modelagem. Em relação à frente computacional, o modelo contribuiu para a análise dos efeitos sistêmicos da política de colaboração entre indústrias manufatureiras, as quais se unindo fortalecem o poder de barganha sobre os armadores marítimos, influenciando na redução do preço de frete marítimo. Este trabalho contribuiu para o entendimento da importância de se adotar uma abordagem interdisciplinar para lidar com os problemas do transporte marítimo, sendo por fim apresentados os benefícios do transporte colaborativo marítimo identificados com a realização do mesmo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
231 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transporte maritimo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Simulação (Computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produtos industrializados |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Exportação |
pt_BR |
dc.title |
Transporte colaborativo marítimo: uma análise sob a ótica do método System Dynamics aplicada à indústria manufatureira |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Novaes, Antonio Galvão Naclério |
pt_BR |