Sistematização do planejamento de produtos orientado pela evolução do mercado

DSpace Repository

A- A A+

Sistematização do planejamento de produtos orientado pela evolução do mercado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ogliari, Andre pt_BR
dc.contributor.author Geisler, Lisiane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T08:48:55Z
dc.date.available 2012-10-26T08:48:55Z
dc.date.issued 2012-10-26T08:48:55Z
dc.identifier.other 295676 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96101
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Uma adequada análise de mercado em conjunto com a análise de tecnologias é fundamental para o sucesso do processo de planejamento de produtos de uma empresa e, por conseguinte para sua sobrevivência. No entanto, uma análise de mercado consistente, que permita identificar oportunidades de novos produtos não se constitui numa tarefa trivial na maioria das empresas. Como um dos principais métodos para auxiliar o planejamento de produtos, apresenta-se o Mapeamento Tecnológico (Tecnhnology Roadmapping) cujo objetivo é justamente a elaboração da estratégia de produto e tecnologia alinhada às necessidades de mercado e do negócio. A presente pesquisa traz inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento de produtos e sua relação com o método de mapeamento tecnológico, um estudo sobre o planejamento de produtos em empresas brasileiras e uma revisão sobre o processo de mapeamento de informações do mercado. Com base no método de Mapeamento Tecnológico e nas demais questões apresentadas na revisão bibliográfica, é apresentada uma sistemática para o planejamento de produtos orientado pela evolução do mercado que estabelece as atividades, ferramentas e orientações que possam ser utilizadas pelas empresas para que os produtos sejam desenvolvidos vinculados às necessidades do mercado e suas tendências. A sistemática é composta pelas fases de planejamento para a construção do mapa, mapeamento do mercado, mapeamento de produtos, mapeamento de tecnologias e a finalização e validação do mapa. A fase de mapeamento do mercado, fundamental para o planejamento de produtos, porém pouco detalhada pelos autores que abordam o tema Mapeamento Tecnológico, é a de maior detalhamento e parte da análise dos seguintes direcionadores: clientes, concorrentes e fatores do macro ambiente. Por fim, apresenta-se os resultados de uma aplicação prática da sistemática em empresa do setor de energia elétrica e os resultados de sua avaliação segundo os critérios aplicabilidade, clareza e contribuições. pt_BR
dc.format.extent 206 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Produtos novos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Previsao tecnologica pt_BR
dc.subject.classification Mercado pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa de mercado pt_BR
dc.title Sistematização do planejamento de produtos orientado pela evolução do mercado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
295676.pdf 4.617Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar