Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas

DSpace Repository

A- A A+

Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Novaes, Antonio Galvão Naclério pt_BR
dc.contributor.author Burin, Paulo Juliano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T08:17:31Z
dc.date.available 2012-10-26T08:17:31Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 298474 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Problemas dinâmicos de roteirização de veículos têm recebido crescente atenção dos pesquisadores, em função da rápida evolução das tecnologias de telecomunicação, do tratamento da informação e dos avanços observados nas técnicas de análise, otimização e computação. Nos centros urbanos sujeitos a congestionamentos de tráfego elevados e imprevisíveis, os operadores logísticos costumam alocar, muitas vezes, um número excessivo de tarefas aos seus veículos, acarretando o não cumprimento de atividades programadas ao fim da jornada diária, situação essa que leva ao não cumprimento dos compromissos logísticos assumidos com seus clientes. No presente estudo é apresentado um método de roteirização dinâmica em que parte das tarefas em excesso, que venham a ocorrer nos roteiros programados, é transferida para um veículo auxiliar, que efetua, assim, um roteiro dinâmico constituído pelas atividades provenientes dos veículos regulares. Para validar o modelo proposto foi utilizada simulação na definição dos parâmetros mais relevantes e foram comparados resultados obtidos entre um procedimento de roteirização estática com o procedimento de roteirização dinâmica proposto. Os resultados obtidos apresentaram um aumento considerável do nível de serviço com a adoção do modelo proposto pt_BR
dc.format.extent 124 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Veiculos pt_BR
dc.subject.classification Rotas comerciais pt_BR
dc.subject.classification Transito - pt_BR
dc.subject.classification Congestionamento pt_BR
dc.subject.classification Heuristica pt_BR
dc.title Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bez, Edson Tadeu pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
298474.pdf 2.769Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar